Dieta em fibras combate efeitos da gota

28/04/2017

Uma dieta rica em fibras e aplicada a camundongos pela pesquisadora Angélica Thomaz Vieira, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), reduziu, nos animais, a resposta inflamatória induzida por cristais de ácido úrico, o que demonstra benefícios para o tratamento da artrite gotosa e alívio de seus sintomas, como dor intensa, inchaço e vermelhidão nas articulações.

Com a dieta, os camundongos apresentaram melhor resposta à inflamação.

Os animais foram alimentados durante 14 dias com dieta enriquecida de um tipo de fibra solúvel (Pectina), encontrada em casca de frutas cítricas e alguns legumes. Nos animais que consumiram fibras, houve redução nos sinais clínicos e nas inflamações em comparação com outros camundongos. "Os tratamentos resultaram na resolução da resposta inflamatória, prevenindo a lesão e disfunção tecidual – alteração no tecido que o impede de exercer suas funções e que pode provocar o desenvolvimento de outras doenças –, melhorando, inclusive, sinais clínicos como a dor", esclarece Angélica.

A pesquisa também avaliou a importância das substâncias que resultam dos metabólitos e causam redução na doença. Eles podem atingir a corrente sanguínea e provocar a morte dos neutrófilos, diretamente relacionados com a inflamação na gota.

"Compreendendo a maneira como os alimentos interagem com a nossa microbiota, será possível propor dietas ou estratégias bioterapêuticas que poderão ajudar pessoas com doenças inflamatórias diversas, promovendo, assim, sua saúde e bem-estar", afirma a pesquisadora, lembrando que a incidência de gota tem crescido em países com dieta alimentar assentada na chamada fast food, alimentação com baixo teor de fibras e alto teor de gordura.

Dieta em fibras combate efeitos da gota

03/07/2017

Com a dieta, os camundongos apresentaram melhor resposta à inflamação.