Informativo

Diabetes mata mais que câncer e Aids juntos

25/11/2016

Segundo SBD, 46,3% dos portadores não sabem que têm a doença

O diabetes é uma das doenças que mais têm aumentado incidência em todo o mundo. Fatores como o estresse e a obesidade são determinantes para este expressivo número que, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), quadriplicou nas últimas três décadas, crescendo de 108 milhões, em 1980, para 422 milhões em 2014. No Brasil, a doença também se espalha, com mais de 16 milhões de brasileiros adultos (8,1%) sofrendo do problema, que mata 72 mil pessoas anualmente no país.

Para o endocrinologista Freddy Goldberg Eliaschewitz, é importante a consciência diária em relação aos perigos da obesidade e da falta de cuidados em relação à doença. “Estamos enfrentando agora uma verdadeira epidemia de diabetes que vem a reboque da epidemia de obesidade e origina outras epidemias como a de doença renal, de cegueira e de doenças vasculares e do coração, é uma epidemia silenciosa. Mata mais gente do que câncer e Aids juntos e se faz muito menos barulho a respeito disso, então está na hora de começar a dizer que diabetes é tão perigoso quanto e se prestar atenção”, afirma.

O diagnóstico é de extrema importância para explicitar algo que costuma evoluir silenciosamente. A SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) mostra por suas estatísticas mostrando que, no Brasil, 46,3% das pessoas que apresentam a doença não sabem que são portadoras.