Declaração científica da AHA: as estatinas são drogas benéficas de baixo risco Fonte: Arte

12/12/2018

• As estatinas oferecem “benefícios substanciais” para pacientes com risco de doença cardiovascular, com baixo risco de efeitos colaterais, conclui a declaração científica da American Heart Association (AHA).
  • Grupo revisou muitos estudos, principalmente ensaios clínicos randomizados, de segurança e efeitos colaterais.

Por que isso importa

• > 25% dos adultos dos EUA com mais de 40 anos tomam uma estatina para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidente vascular cerebral.
  • No efeito de pico, as estatinas reduzem o colesterol da lipoproteína de baixa densidade em até 60%.
  • No entanto, 1 em cada 10 pacientes interrompe a estatina devido a “queixas subjetivas”, dizem os autores da declaração (por exemplo, sintomas musculares apesar das medidas normais de creatina quinase).
  • "No geral ... os benefícios superam os riscos", dizem os autores.

Resultados chave

• Os autores das declarações abrangem populações gerais e específicas, incluindo mulheres grávidas, idosos, crianças, pessoas com comorbidades, como doença renal e certas etnias.
  • O risco de lesão muscular relacionada às estatinas é <0,1%, de acordo com estudos randomizados e controlados.
  • O risco grave de hepatotoxicidade é de ~ 0,001%.
  • O risco para um novo diagnóstico de diabetes é de cerca de 0,2% ao ano de tratamento.
  • As estatinas podem aumentar o risco de AVC hemorrágico em pacientes com doença cerebrovascular.
  • Os autores não encontraram “evidências convincentes” para as ligações com câncer, disfunção erétil, tendinite, catarata, disfunção cognitiva ou doença vascular periférica.