Informativo

Comportamento da pressão arterial na meia-idade e em idosos associado a risco de demência

13/12/2016

Baltimore — Tanto a hipertensão arterial na meia-idade quanto um rápido declínio na pressão arterial na terceira idade estão fortemente associados ao risco de demência, sugere um novo estudo feito com base nos dados da Framingham Offspring Cohort.

"Este é o primeiro estudo a relatar de forma confiável uma associação entre hipertensão sistólica na meia-idade (140 mmHg ou superior) e demência clinicamente confirmada no final da vida", concluem os autores.

A autora sênior Dra. Sudha Seshadri, professora de neurologia na Boston University School of Medicine, em Massachusetts, observou que os resultados não variaram de acordo com o uso de medicamentos anti-hipertensivos.

"Se a pressão arterial de um indivíduo era alta, iniciar uma medicação não resultou em maior ou menor risco global", disse ela ao Medscape.

Ela observou que os resultados oferecem compreensão importante especificamente sobre demência. "Embora a relação transversal entre hipertensão na meia-idade e função cognitiva em pessoas que não apresentam demência seja clara há muitos anos, demonstrada em importantes estudos, a relação com a demência clínica não estava clara", disse a Dra. Sudha.

"Nenhum estudo prévio considerou a pressão arterial na meia-idade e o desfecho de demência clínica como um resultado".