Informativo

Coinfecções de tuberculose e HIV aumentaram em 40% na Europa entre 2011 a 2015

24/03/2017

Novos dados publicados para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose amanhã (24 de março de 2017) mostram que o número de novos casos de TB nos 53 países da região europeia da OMS diminuiu em 4,3% ao ano entre 2011 e 2015. 

De acordo com os números do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (European Centre for Disease Prevention and Control, ECDC) e do escritório regional da OMS na Europa, também houve uma diminuição de 8,5% nas mortes causadas pela TB. Contudo, grupos vulneráveis para infecção por TB, como pessoas vivendo com HIV, prisioneiros e imigrantes, não se beneficiaram desta tendência. Novas coinfecções por TB/HIV aumentaram em 40%.

“A tendência decrescente geral em casos relatados de TB é encorajadora, mas alguns grupos não estão se beneficiando desta tendência, e precisamos concentrar mais nossos esforços se quisermos acabar com a epidemia de TB”, disse a diretora em exercício do ECDC, Dra. Andrea Ammon. “Analisando os dados para a UE/EEE, vemos que a taxa de sucesso no tratamento da TB de pacientes coinfectados está abaixo da meta global de 85%. Contudo, apesar de estarmos cientes dos desafios da coinfecção por TB/HIV, para dois de cada três pacientes com TB, as informações essenciais sobre seu status de HIV não foram relatadas em 2015. Precisamos melhorar nesse ponto”.