Informativo

Cigarros eletrônicos: achados de segurança de longo prazo

09/02/2017

De acordo com novos achados de longo prazo publicados no Annals of Internal Medicine Nesta semana, cigarros eletrônicos são mais seguros do que cigarros convencionais.

O estudo observou que, em pessoas que trocaram cigarros convencionais por cigarros eletrônicos ou terapia de reposição de nicotina (TRN) por pelo menos seis meses, os níveis de toxinas e carcinógenos eram menores do que em pessoas que continuaram a fumar. O uso do cigarro eletrônico ou TRN enquanto mantendo o hábito de fumar não mostrou as mesmas diferenças acentuadas, indicando uma troca completa.

O Dr. Lion Shahab, do University College London, e autor principal do estudo, disse: “Nosso estudo se soma às evidências existentes, que mostram que cigarros eletrônicos e TRN são mais seguros do que fumar, e sugere haver um risco muito baixo no uso prolongado.

“Nós mostramos que os níveis de químicos tóxicos no corpo vindos do cigarro eletrônico são consideravelmente menores do que sugerem estudos anteriores usando experimentos simulados. Isto significa que algumas dúvidas sobre a segurança do cigarro eletrônico podem estar erradas.

“Nossos resultados também sugerem que, além de os cigarros eletrônicos serem mais seguros, a quantidade de nicotina que eles oferecem não é perceptivelmente diferente dos cigarros convencionais. Isso pode ajudar pessoas a parar de fumar por completo lidando com sua ânsia de uma maneira mais segura.”