Informativo

Cigarro está na origem de 90% dos casos de câncer de pulmão no mundo

18/09/2017

O cigarro, que possui mais de 4,7 mil substâncias presentes em sua composição, é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão no mundo. O produto também se relaciona a várias doenças do sistema cardiovascular, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).

De acordo com levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), dentro das mais de quatro mil substâncias químicas em um cigarro, 250 são prejudiciais e outras 50 são conhecidas por causar câncer. Além disso, existem 14 tumores malignos associados ao uso de tabaco. São eles: câncer de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, intestino, rim, bexiga, colo de útero, ovário e alguns tipos de leucemias.

Uma pesquisa publicada pela revista científica internacional The Lancet mostra que o Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking de número absoluto de fumantes. Segundo o Ministério da Saúde, o hábito tende a ser mais frequente entre adultos de 45 a 64 anos e entre pessoas com baixa escolaridade.

O número de mortes relacionadas ao tabagismo no país é de 156 mil ao ano, tendo como base o ano de 2015, quando foi realizado um estudo sobre o assunto no Instituto Fernandes Figueira, da Fiocruz. Outro dado alarmante é apresentado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), que afirma que o Brasil registra 28.220 novos casos de tumores pulmonares ao ano.