Cardiomiopatia hipertrófica e fibrilação atrial: comparação entre anticoagulantes orais nã

17/12/2018

• Em pacientes com cardiomiopatia hipertrófica (HCM) e fibrilação atrial (Afib), os anticoagulantes orais não antagonistas do antagonista K (NOACs) foram associados com menor risco de mortalidade por todas as causas e eventos cardiovasculares fatais compostos em comparação com a varfarina.
  • O risco de derrame e sangramento maior foi semelhante em pacientes que receberam NOACs e varfarina.

Por que isso importa

• Os NOACs podem ser uma alternativa eficaz à varfarina, mas há dados limitados para apoiar seu uso em pacientes com CMH e Afib.

Design de estudo

• Os pacientes tratados com warfarin com HCM e Afib (n = 955) foram comparados com pacientes tratados com NOAC pareados por propensão 1: 2 (n = 1504).
  • Desfechos primários: mortalidade por todas as causas, acidente vascular cerebral isquêmico, hemorragia grave e infarto agudo do miocárdio (IM).
  • Desfechos secundários: combinação de eventos cardiovasculares fatais (acidente vascular cerebral isquêmico fatal, sangramento e infarto agudo do miocárdio).
  • Financiamento: Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia e Saúde e Bem-Estar.

Resultados chave

• A varfarina versus pacientes tratados com NOAC não mostrou diferença significativa na incidência de:
  • acidente vascular cerebral isquico (aHR, 0,94; P = 0,672).
  • sangramento maior (aHR, 0,97; P = 0,838).
  • MI agudo (aHR, 1,32; P =, 263).
  • Comparado com a varfarina, o uso de NOACs foi significativamente associado com menor risco para:
  • mortalidade por todas as causas (aHR, 0,43; P <0,001) e
  • composto de eventos cardiovasculares fatais (aHR, 0,39; P = 0,013).