Informativo

Café é um aliado na luta contra doenças cardiovasculares

03/07/2017

Pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, com 550 paulistanos, mostra que consumir uma xícara de café por dia pode trazer benefícios para o coração. Os compostos fenólicos presentes em boa quantidade na bebida atuam na proteção contra fatores de riscos para doenças cardiovasculares.

Andreia Miranda, doutoranda da FSP e autora da pesquisa, conta que escolheu o café como objeto de estudo pelo fato da bebida ser muito comum no dia a dia dos brasileiros. “Embora tenha teor semelhante de polifenóis ao das frutas e verduras, a bebida acaba tendo maior contribuição nutricional porque o consumo diário dele é mais frequente. Cerca de 70% dos polifenóis ingeridos dos alimentos pelos paulistanos têm como fonte o café”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) as políticas públicas de saúde e de prevenção precisam estar atentas, pois a estatística de mortalidade por doenças cardiovasculares que hoje é de 17,3 milhões de pessoas passará para mais de 23,6 milhões em 2030. Elas já são consideradas a principal causa de morte no mundo.

Em geral, as causas de morte podem ser divididas em dois grupos: não modificáveis e modificáveis. Causas como idade e hereditariedade não podem ser alteradas. Diferentemente de causas decorrentes do comportamento humano - tabagismo, obesidade, sedentarismo – que é possível mudar. Inserindo o café, frutas e verduras ricos em polifenóis na alimentação é possível reverter essa situação.