Atividade física reduz sintomas de asma em obesos

03/04/2018

Redução de peso diminuiu pressão sobre pulmões, que acentuava a dificuldade de respirar provocada pela doença

O treinamento físico reduz de forma significativa os sintomas da asma em pessoas obesas, segundo revela pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Em pacientes que fizeram dieta combinada com os exercícios, houve maior redução de peso, diminuindo a pressão sobre os pulmões que acentuava a dificuldade de respirar causada pela doença. Com menos sintomas, houve melhora na atividade física, atingindo níveis similares aos de não asmáticos. Os pacientes também dormiram melhor e foram menos vezes ao pronto-socorro.

“Havia uma barreira para a indicação de exercícios físicos a asmáticos, pois 90% apresentavam falta de ar causada pelo fechamento das vias respiratórias como reação ao esforço físico”, aponta o professor Celso Carvalho, da FMUSP, coordenador da pesquisa. Em obesos, que correspondem cerca de 50% dos pacientes asmáticos, o excesso de peso comprime os pulmões, o que agrava sintomas e a inflamação. “Isso leva a um maior de medicação à base de corticoides, que faz a pessoa reter mais líquido no corpo e ganhar peso, piorando a asma”.

A pesquisa avaliou se o treinamento físico tem efeitos positivos no controle da asma em obesos. Devido à doença, o asmático apresenta uma pior qualidade de vida e de sono, além de sintomas de ansiedade e depressão mais graves”, observa a fisioterapeuta Patrícia Duarte Freitas, que estudou o tema no doutorado. Quando o paciente apresenta obesidade, o quadro é agravado. “A asma é um fator a mais que leva ao sedentarismo, dificultando a redução de peso e levando, em alguns casos, à realização de cirurgia bariátrica para controlar a doença”.