Informativo

Alta ingestão de sal poderia aumentar o risco de fibrilação atrial

10/12/2018

Cientistas estão relatando a primeira evidência que associa a ingestão de sal na dieta com o risco de desenvolver fibrilação atrial (FA). 

Enquanto já se sabe que o consumo excessivo de sal aumenta o risco de doença cardiovascular, a relação entre a ingestão de sal e FA é menos conhecida. Para melhor entender esta relação, pesquisadores avaliaram a associação entre a ingestão de sal na dieta e a incidência da primeira manifestação de FA em 716 indivíduos na Finlândia, na coorte do Projeto Oulu de Elucidação de Risco de Aterosclerose (Oulu Project Elucidating Risk of Atherosclerosis, OPERA).

Durante um acompanhamento médio de 19 anos, 74 indivíduos foram diagnosticados com primeira manifestação de FA. Houve uma incidência mais elevada de FA naqueles nos quartis mais elevados de consumo de sal (16,8%) em comparação àqueles nos quartis mais baixos (1º 6,7%, 2º 7,3% e 3º 10,6%; P = 0,006). 

O autor principal Tero Pääkkö da Universidade de Oulu, Finlândia, disse: “Este estudo fornece a primeira evidência mostrando que o sal na dieta pode aumentar o risco de uma primeira manifestação de fibrilação atrial.

“Embora sejam necessários outros estudos confirmatórios, nossos resultados sugerem que pessoas com maior risco de fibrilação atrial podem se beneficiar da restrição de sal na dieta.”

Os achados foram publicados no periódico Annals of Medicine .