Informativo

Alimentação saudável não pode ser obtida somente com força de vontade

06/06/2016

Querer comer de modo saudável, por si só, não é o bastante: também é preciso planejar e ter estratégias que ajudem a lutar contra situações em que a força de vontade pode fraquejar, escrevem pesquisadores portugueses no "Journal of Health Psychology".

Cientistas da Universidade de Lisboa conduziram um estudo de três semanas com 203 participantes de 18 a 50 anos de idade, sendo 85,2% mulheres. Foi solicitado aos participantes que completassem um questionário on-line uma vez por semana relacionado à ingestão de alimentos e ações relacionadas, pensamentos e metas.

O estudo revelou que o entendimento dos benefícios para a saúde da ingestão de frutas e verduras, e a confiança na capacidade própria de alimentar-se com esses itens, foram importantíssimas para a boa intenção das pessoas de consumir a quantidade diária recomendada. Contudo, o consumo real foi melhorado quando a pessoas apresentava estratégias montadas para lidar com situações que podem comprometer seu plano de alimentação saudável. Manter o registro das escolhas dietéticas do dia a dia e esforçar-se para regulá-las sempre que as metas não estiverem sendo cumpridas, também ajudou.