Informativo

Abordagem com alteração da dieta é tão eficaz quanto IBPs no tratamento do refluxo laringo

11/09/2017

Especialistas estão recomendando que pacientes com suspeita de refluxo laringofaríngeo (RLF) devem ser incentivados a pelo menos tentar uma abordagem nutricional para o tratamento da sua condição antes de qualquer intervenção farmacológica.

A orientação se baseia em novos achados que demonstram que seguir uma dieta à base de vegetais com água alcalina e precauções padrão contra o refluxo pode ser tão, se não mais, eficaz quanto a abordagem terapêutica tradicional com inibidores de bomba de prótons (IBPs) e precauções padrão contra o refluxo.

O estudo, publicado no JAMA Otolaryngology–Head & Neck Surgery , incluiu dois grupos de tratamento: 85 pacientes com RLF sendo tratados com IBPs e precauções padrão contra o refluxo (PS); e 99 pacientes sendo tratados com água alcalina e uma dieta em estilo mediterrâneo 90% à base de vegetais e precauções padrão contra o refluxo (AMS).

Mais do que 54% dos pacientes tratados com PS e 62,6% dos pacientes tratados com AMS alcançaram uma redução clinicamente significativa no índice de sintomas de refluxo (Reflux Symptom Index, RSI). A redução média foi de 27,2% (grupo PS) e de 39,8% (grupo AMS).

Os autores disseram que esta relação precisa de mais estudos, mas concluiu que a abordagem nutricional “pode melhorar os sintomas de modo eficaz e poderia evitar os custos e efeitos adversos de uma intervenção farmacológica, bem como garantir benefícios adicionais à saúde associados a uma dieta saudável à base de vegetais.”