Informativo

A contagem de espermatozoides está caindo bruscamente nos homens ocidentais

14/08/2017

A primeira metanálise e revisão sistemática das tendências na contagem de espermatozoides está relatando um declínio significativo nas concentrações de espermatozoides e no número total de espermatozoides em homens de países ocidentais. O estudo, publicado no Human Reproduction Update , mostra que a proporção de homens com contagem de espermatozoides abaixo do limiar para subfertilidade ou infertilidade está aumentando.

Uma análise de metarregressão de 185 estudos entre 1973 e 2011 observou um declínio de 52,4% na concentração de espermatozoides e um declínio de 59,3% no número total de espermatozoides em homens da América do Norte, Europa, Austrália e Nova Zelândia. Contudo, não foi observado nenhum declínio significativo na América do Sul, Ásia e África, onde um número muito menor de estudos foi realizado.

“A diminuição na contagem de espermatozoides tem sido muito preocupante desde que foi relatada pela primeira vez há 25 anos. Este estudo definitivo mostra, pela primeira vez, que este declínio é forte e contínuo. O fato de o declínio ser observado em países ocidentais sugere fortemente que os componentes químicos nos produtos têm um papel causal nesta tendência”, disse a coautora, Dra. Shanna H. Swan, do Mount Sinai em Nova York.

A contagem de espermatozoides foi previamente associada a influências ambientais e de estilo, incluindo a exposição química pré-natal, exposição do adulto a pesticidas, tabagismo, stress e obesidade.